Soluções para Estações de Tratamento: como evitar custos altos

Saiba Mais
Sobre nosso Blog

Soluções para Estações de Tratamento: como evitar custos altos

Soluções para Estações de Tratamento: como evitar custos altos

Existem diversas soluções para estação de tratamento de água e esgoto que são capazes de reduzir ou mesmo evitar os altos custos que operações como essa podem causar. A ineficiência na utilização dos recursos disponíveis (humano, financeiro…) pode gerar sérias complicações.

E pensando em ajudar você a encontrar uma boa solução para reduzir os gargalos da sua estação de tratamento, a Sanevix listou abaixo as principais formas de resolver esses problemas. Acompanhe.

As principais 5 soluções para estações de tratamento

1. Automação

Muitos processos acabam atrasando ou sendo prejudicados porque são realizados de forma totalmente manual, ou seja, dependem de um operador de ETE e ETA para que determinada ação aconteça. Isso costuma gerar muitos atrasos na tomada de decisões e erros que podem causar um grande impacto financeiro e ambiental.

Com a automação, há um controle em tempo real de qualquer alteração. Por exemplo, uma mudança no pH da água pode ser corrigida de forma automática, assim como quantidade de oxigênio dissolvido, entre outros.

2. Capacitação

Sua equipe está realmente treinada para lidar com os equipamentos da estação de tratamento? Será que ela compreende quando precisa fazer alguma alteração, quando há um problema mais grave que precisa ser priorizado? Ela é capaz de interpretar dados para que, a partir deles, seja possível tomar boas decisões?

Se você não conseguiu responder a essas perguntas afirmando com toda a certeza, então, investir em treinamento é algo que vai ajudar a reduzir os custos do negócio.

Um time que não sabe exatamente o que precisa ser feito em determinadas situações pode gerar desperdício de insumos, maiores problemas mecânicos e assim por diante.

3. Aproveitamento de insumos

O desperdício de insumos como produtos químicos, tempo, recursos humanos e outros é também um dos maiores problemas enfrentados pelas estações de tratamento.

Investir na área de gestão pode ser uma ótima opção para identificar os gargalos do processo e controlar os custos. Neste caso, os treinamentos e automação podem ajudar consideravelmente, pois essas duas soluções auxiliam na gestão dos insumos.

4. Manutenção

Os maquinários usados nas estações de tratamento de água precisam de manutenção. É interessante investir em:

  • Manutenção preventiva: é previamente agendada. É uma das melhores formas de evitar que um grande problema apareça no futuro, prejudicando consideravelmente os processos;
  • Manutenção preditiva: ela também é agendada, mas esse agendamento leva em consideração a frequência com a qual o equipamento costuma dar algum defeito, identificando assim quanto tempo uma peça precisa ser trocada, por exemplo.

Esses são os dois principais tipos de manutenção que você precisa fazer e investir. É algo que pode evitar, consideravelmente, problemas e altos custos financeiros no futuro.

5. Suporte técnico

Encontre uma empresa que seja capaz de oferecer um bom suporte técnico, afinal de contas, isso é essencial para a manutenção e bom funcionamento das estações de tratamento.

Procure sempre por empresas que tenham pessoas altamente capacitadas e com muita experiência no mercado. Busque por empresas que inspiram confiança e credibilidade, que tenham a excelência e o bom atendimento como um dos pontos fortes.

Conte sempre com a Sanevix para oferecer as melhores soluções para estações de tratamento e evite dor de cabeça e preocupações com os altos custos do empreendimento. Acesse o nosso site. Um dos nossos especialistas vai te ajudar a entender melhor!